O que é Bullying?
O bullying é um termo ainda pouco conhecido do grande público. De origem inglesa e sem tradução ainda no Brasil é utilizado para qualificar comportamentos agressivos no âmbito escolar, praticados tanto por meninos quando por meninas. Os atos de violência (Física ou não) ocorrem de forma intencional e repetitiva contra um ou mais alunos que se encontram impossibilitados de fazer frente ás agressões sofridas. Tais comportamentos não apresentam motivações específicas ou justificáveis. em última instância significa dizer que, de forma ''natural'' os mais fortes utilizam os mais frágeis como meros objetos de diversão, prazer e poder com o intuito de maltratar, intimida, humilhar e amedrontar suas vítimas.
Quais são as formas de Bullying?
- Verbal ( Insultar, ofender, falar mal, colocar apelidos pejorativos, "zoar". )
- Física e material ( Bater, empurrar, beliscar, roubar, furtar ou destruir pertences da vítima. )
- Psicológica e moral ( Humilhar, excluir, discriminar, chantagear, intimidar, difamar. )
- Sexual ( Abusar, violentar, assediar, insinuar. )
- Virtual ou Ciberbullying ( Bullying realizado por meio de ferramentas tecnológicas: Celulares, Filmadoras, Internet, ETC. )
Como perceber quando uma criança ou adolescente está sofrendo bullying?
Na Escola:
No recreio encontram-se isoladas do grupo, ou perto de alguns adultos que possam protegê-las; na sala de aula apresentam postura retraída, faltas frequentes ás aulas, mostram-se comumente tristes, deprimidas ou são excluídas; aos poucos vão se desinteressando das atividades e tarefas escolares; e em casos mais dramáticos apresentam hematomas, arranhões, cortes, roubas danificadas ou rasgadas.
Em Casa:
Frequentemente se queixam de dores de cabeça, enjoo, dor de estômago, tontura, vômitos, perda de apetite, insônia.Todos esses sintomas tendem a ser mais intensos no período que antecede o horário de as vítimas entrarem na escola. Mudanças frequentes e intensas de estado de humor, com explosões repentinas de irritação ou raiva. Geralmente elas não têm amigos ou, quando têm são bem poucos; existem uma escassez de telefonemas, e-mails, torpedos convites para festa, passeios ou viagens com o grupo escola. Passam a gastar mais dinheiro do que o habitual na cantina ou com a compra de objetos diversos com o intuito de presentear os outros. Apresentam diversas desculpas (Inclusive doenças físicas) para faltar ás aulas.
O Fenômeno Bullying começa em casa?
Muitas vezes o fenômeno começa em casa. Entretanto, para que os filhos possam ser mais empáticos e possam agir com respeito ao próximo, é necessário primeiro a revisão do que ocorre dentro de casa. Os pais, muitas vezes, não questionam suas próprias condutas e valores, eximindo-se da responsabilidade de educadores . O exemplo dentro de casa é fundamental. O ensinamento de ética, solidariedade e altruísmo inicia ainda no berço e se estende para o âmbito escolar, onde as crianças e adolescentes passarão grande parte do seu tempo.
0 comentários:
Postar um comentário