quarta-feira, 31 de agosto de 2011 3 comentários

Todos os voluntários


Esses são todos os nossos voluntários da sala de leitura, eles podem se orgulhar e dizer que um dia fizeram a diferença no ambiente em que vivem
1 comentários

Sala São Paulo

Em abril algumas sétimas séries da escola José Olympio foram a Sala São Paulo, para quem não conhece a Sala São Paulo é considerada o lugar com a melhor acústica da America Latina, por isso serve de palco para muitas orquestras  famosas, sendo internacionais ou não.No dia do passeio nós fomos assistir a orquestra sinfônica de Heliópolis com o maestro Edison Ventureli  como regente.
Seguimos o seguinte repertório :
-Candide, de Leonardo Bernstein como abertura.
-O morcego, de Johann Strauss Jr.
- Dona flor e seus dois maridos, de Francis Hime e Chico buarque.
E comoo uma brincadeira no final deste belíssimo repertório cheio de jóias da musica clássica, o regente tocou uma sinfonia em que se identificava perfeitamente os hinos dos clubes de futebol ; São Paulo,Palmeiras,Corinthians e Santos.Com isso terminamos o conserto com muita alegria e bom humor cercado daquela arquitetura detalhada e harmoniosa da Sala São Paulo
0 comentários

Os livros mais requisitados

As 100 melhores histórias da mitologia







sinopse
Aquilo que hoje conhecemos por mitologia grego-romana começou como histórias mágicas e alegóricas que os antigos inventaram para, na falta da ciência, responder a algumas perguntas. Como começou o Universo? Como surgiram os homens? O que há no além-mar? Para onde vão as pessoas quando morrem? O que faz um homem apaixonar-se por uma mulher e vice-versa? De onde surgiram os animais que habitam a Terra? O que ocasiona os relâmpagos? As respostas para essas e outras questões foram sendo forjadas pela sabedoria popular, isto é, não foram obras por um autor específico, mas nasceram espontânea e anonimamente da necessidade delas próprias e passaram de geração em geração em relatos flexíveis, que se modificaram conforme as circunstâncias. De tempos em tempos, um compilador decide fixá-las na forma que melhor lhe convém, daí por que hoje se podem encontrar tantas versões de cada mito. A. S. Franchini e Carmen Seganfredo escolheram contar os mitos não de um modo distanciado e acadêmico, mas como ocorria no início: como história de pessoas reais, de carne e osso, que realmente existiam. Por isso os episódios são apresentados em forma de contos. Se hoje não precisamos mais dos mitos para responder às perguntas elucidadas pela precisão científica, eles ainda são a melhor fonte para conhecer o percurso do pensamento do homem e para nos encantar com sua singeleza, beleza e fantasia. Você encontrará neste livro a história de Ícaro e seu pai, da Guerra de Tróia, dos doze trabalhos de Hércules, a explicação do mito de Sísifo, entre tantas outras.

Literatura de cordel



Descrição
Literatura de cordel vulgarmente conhecida no Brasil como folheto, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos. Remonta ao século XVI, quando o Renascimento popularizou a impressão de relatos orais, e mantém-se uma forma literária popular no Brasil. O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes em Portugal. No Nordeste do Brasil o nome foi herdado, mas a tradição do barbante não se perpetuou: o folheto brasileiro pode ou não estar exposto em barbantes. Alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, também usadas nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores. Para reunir os expoentes deste gênero literário típico da Região Nordeste do Brasil, foi fundada em 1988 a Academia Brasileira de Literatura de Cordel, com sede no Rio de Janeiro.



A mala de hana

SINOPSE

A mala de Hana é um retrato singelo, mas mostra como era cruel a vida das crianças submetidas ao Holocausto.
A história se desenrola em três continentes durante um período de quase setenta anos. Envolve a experiência da garotinha Hana e de sua família na Tchecoslováquia (atual República Tcheca), nas décadas de 1930 e 40: e uma jovem e um grupo de crianças em Tóquio, no Japão: e um homem em Toronto, no Canadá, nos dias de hoje.
Um relato que vai sensibilizar a todos, para que horrores semelhantes ao que atingiu Hana e outros inocentes nunca voltem a acontecer.




A ilha do tesouro

sinopse

A Ilha do Tesouro é um dos clássicos da literatura infanto-juvenil escrito por Robert Louis Stevenson em 1883, livro sobre piratas e tesouros enterrados.
Nele, um garoto chamado Jim Hawkins cujos pais são proprietários e moradores de uma pequena pensão (mais conhecida como Hospedaria Almirante Benbow), numa cidade litorânea da Inglaterra, vive diversas aventuras após a chegada de um velho lobo do mar. Diversos fatos vão acontecendo, até que o jovem menino (e narrador da história) se vê em um navio indo em busca de um tesouro. Daí para frente é muita ação e aventura.
Nesta obra, o autor também instituiu um novo estilo de escrita, traçado pela característica da ação contínua, que também serviu de intuito para estimular a leitura ao público-alvo.
Como curiosidade, foi nesse livro que pela primeira vez apareceu um mapa do tesouro, onde a arca cheia de ouro enterrada estava marcada com um grande X, hoje tão comum nesse tipo de história. E também foi neste livro que o conhecido estereótipo de pirata - aquele com perna-de-pau e um papagaio no ombro - apareceu e se tornou tão popular.

Harry Potter
Descrição
Harry Potter é uma série de aventuras fantásticas, escrita pela escritora britânica J. K. Rowling. Desde o lançamento do primeiro volume, Harry Potter e a Pedra Filosofal, em 1997, os livros ganharam grande popularidade e sucesso comercial no mundo todo,[1] e deram origem a filmes, videojogos e muitos outros itens.
Mundialmente, a série Harry Potter vendeu 450 milhões de exemplares (até julho de 2011), em mais de 67 línguas.[2] O livro da série que mais vendeu foi Harry Potter e a Pedra Filosofal com cerca de 120 milhões de cópias comercializadas.[3] Graças ao grande sucesso dos livros, Rowling tornou-se a mulher mais rica na história da literatura.[4] Os livros são publicados pela Editora Rocco no Brasile pela Editorial Presença em Portugal.
Grande parte da narrativa se passa na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, e foca os conflitos entre Harry Potter e o bruxo das trevas Lord Voldemort. Ao mesmo tempo, os livros exploram temas como amizade, ambição, escolha, preconceito, coragem, crescimento, responsabilidade moral e as complexidades da vida e da morte, e acontecem num mundo mágico com suas próprias histórias, habitantes, cultura e sociedades.
Todos os sete livros planejados foram publicados. O sétimo e último, denominado Harry Potter and the Deathly Hallows, foi lançado nos EUA em 21 de Julho de 2007, e no Brasil e Portugal em 10 de Novembro e 16 de Novembro, respectivamente.
Os sete livros deram origem a oito filmes de grande bilheteria, com o último, Harry Potter e as Relíquias da Morte, sendo dividido em duas partes, uma lançada em 19 de Novembro de 2010, e a outra em 15 de Julho de 2011

Saga crepúsculo

descrição
Crepúsculo (Twilight, em inglês) é um livro sobre vampiros da autoria de Stephenie Meyer. Publicado originalmente em capa dura, em 2005, este livro é a génese da saga Twilight, onde Bella Swan é apresentada ao leitor, como uma estudante que se muda de Phoenix, Arizona, para Forks, Washington, colocando sua vida e de sua família em risco ao apaixonar-se pelo vampiro Edward Cullen.
O romance ganhou diversos prêmios, incluindo o "Top 10 Livros para Jovens Adultos" da American Library Association,[1] entrar na lista de Best sellersdo New York Times[2] e Best selling de 2008, no USA Today.[3]
A sua saga continua com os livros : lua nova,eclipse, e amanhecer

Sonho de uma noite de verão
Sinopse
'Sonho de uma noite de verão' é um convite ao prazer e ao riso. A peça mais lírica e mágica de Shakespeare traz consigo o desejo de sonhar de olhos abertos. Com maestria, a obra mistura personagens da mitologia grega com duendes, nobres e plebeus. Em 'Sonho de uma noite de verão', os duendes da floresta atrapalham a vida de alguns e salvam o amor de outros. É uma grande brincadeira de Shakespeare que se inspirou nas lendas gregas para brincar com o leitor. Nesse quarto volume da Coleção Shakespeare, o escritor e tradutor Fernando Nuno faz uma versão da história para o jovem leitor do século XXI, numa prosa fluente, de modo a poder ser lida como um pequeno romance de aventura cheio de peripécias e graça.Este livro traz ao leitor de amor entre um duque e que vai casar com uma moça rebelde,porém o noivo é chamado para solucionar uma desavença amorosa entre Hermina e o pai Egeu. A moça ama um rapaz mas o pai quer que ela case com outro.Isso é um pouco do que acontece nas paginas deste livro, obra de um dos maiores escritores ingleses que você poderá acompanhar nesta tradução e adaptação preparada por walcyr Carrasco.





Turma da Monica jovem
Descrição
Turma da Mônica Jovem  é um gibi em estilo mangá de Mauricio de Sousa. Trata-se de uma evolução dos personagens de Turma da Mônica, agoraadolescentes. As revistas se apresentam em formato semelhante ao dos mangás lançados originalmente no Japão.[3]

Folclore
Descrição
São livros relacionados a cultura folclórica brasileiraO folclore é a ciência das tradições e usos populares, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices esuperstições, que se transmitem através de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.
A UNESCO declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação.
Deve-se lembrar que o folclore não é um conhecimento cristalizado, embora se enraíze em tradições que podem ter grande antiguidade, mas transforma-se no contato entre culturas distintas, nas migrações, e através dos meios de comunicação onde se inclui recentemente a internet. Parte do trabalho cultural da UNESCO é orientar as comunidades no sentido de bem administrar sua herança folclórica, sabendo que o progresso e as mudanças que ele provoca podem tanto enriquecer uma cultura como destruí-la para sempre.

Drogas
Descrição
Livros de motivação contra as droga e com explicações detalhados do que é o que causa e qual mal ela faz a saude
2 comentários

Frases dos alunos


“Ler é obter mais conhecimento”
                                         (Gabriela Hayashi)
“Um modo de aprimorar o conhecimento é lendo”
                                          (Gabriela Hayashi)
“Ler é um dom divino, ler e compreender é o cúmulo da sabedoria”
                                                                     (Raiza Gonçalves)
“Muitos estudam
Poucos entendem
Muitos conversam
Poucos aprendem”
              (Raiza Gonçalves)

“O que nós somos sem a leitura?...... nada”
                                  (Gabriela Tauany)

“Ler não é pegar um livro pra ler, e sim pegar um livro para entender”
                                          (trecho da frase de Roberto Alves Teles)

“A leitura expressa sentimentos,é como se estivéssemos desabafando com o livro”
                                                                 (Jennifer Iara O. Fonseca)

“O bom leitor não é aquele que sabe e sim aquele que gosta”
                                                             (Stephanie Damaceno)

“Com a leitura nós podemos imaginar e viajar no tempo”
                                           (Gabriela Pereira)

“A leitura é uma porta aberta para o mundo”
                                    (Stefanye Miranda)
“É através da leitura que descobrimos o mundo”
                                                  (Jennifer Iara O Fonseca)

“Amo a leitura porque sem ela eu não vivo”
                                           (Roberto Alves Teles)

“Um progeto de luta
Um projeto de fazer
Que todos os voluntários
Vão fazer acontecer
O propósito neste dia
É fazer todos falar
Para a leitura aprender
Compreender e ensinar”
               (anônimo)


“Respeito é não fazer com o próximo o que não gostaríamos que fizessem com agente”
                                                   (Camila,Keren,Katherine,Laila,Gabriela)

“Respeitar o próximo como gostaríamos que fossemos respeitados”
                                         (Vivian,Leticia,Amanda,Maria Eduarda e Estefani )

“Para   que vivamos em sociedade e em hamonia se faz necessário colocar em prética esse princípio     O  respeito !!!”
                                                      (Camila,Gabriela,Keren,Katherine,Laila)                               
terça-feira, 16 de agosto de 2011 0 comentários

Você sabia ...

Os :    Direitos e Deveres do Aluno

Ser tratado com respeito, atenção e urbanidade pelo Diretor, Professores, Funcionários do Estabelecimento;

Apresentar sugestões à Diretoria do Estabelecimento;

Representar em termos, e por escrito, contra atos, atitudes, omissões ou deficiências de Professores,

Diretor, Funcionários e Serviços do Estabelecimento;

Tomar conhecimento de sua freqüência;

Receber os simulados corrigidos no prazo de 8 dias úteis;

Recorrer dos resultados dos simulados e de seu desempenho no teste vocacional.

Comparecer, pontualmente e de forma participante, às atividades;

Cooperar com a boa conservação dos móveis do estabelecimento, equipamentos e matérias escolares,
concorrendo também para a manutenção de boas condições de asseio, do edifício e de suas dependências;

Não portar material que represente perigo para a saúde, segurança e integridade física e moral sua ou de
outrem e estranhos às atividades escolares;

Submeter à aprovação dos superiores à realização de iniciativa pessoal ou de grupos, no âmbito da escola;

Não participar de movimentos de indisciplina coletiva;

Comportar-se de modo a fortalecer o espírito patriótico e a responsabilidade democrática;

Respeitar as normas disciplinares do Estabelecimento;

Observar fielmente os preceitos de higiene individual;

Tratar com urbanidade e respeito os diretores, professores, autoridades do ensino, funcionários e colegas;

Estar em dia com as obrigações financeiras da tesouraria;

Cumprir fielmente os demais preceitos do Regimento Escolar no que lhes couber.

Realizar suas atividades e trabalhos de forma autônoma, buscando apoio e orientação dos professores nos
momentos de dúvidas;

Cumprir com os prazos; ser responsável, organizado e disciplinado;

Solicitar dos profissionais a ajuda necessária e manter um relacionamento respeitoso para com todos.
 
;